Bem vindo!

Enfim você chegou! Respire fundo. Sorria. Deixe suas preocupações de lado. Receba o melhor que esse mundo tem a lhe oferecer, afinal de contas, você merece. Entre e sinta-se em casa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cisto/Quisto Sebáceo

Há uns 10 dias venho sentindo um minúsculo caroçinho na pálpebra do olho esquerdo. Tem me incomodado um pouco deixando meu olho pesado.
Hoje fui ao oftalmologista para saber do que se tratava e descobri que é um cisto sebáceo, como é muito pequeno a Drª me receitou uma pomada para aplicar no saco conjuntival 2 vezes ao dia com compressa quente até a tal bolinha sumir.

Explicando melhor o que é um cisto Sebáceo:

Um cisto sebáceo, mais adequadamente chamado de cisto epidérmico é um caroço fechado abaixo da superfície da pele preenchido com material branco, semi-sólido, e de odor forte, sendo chamado de sebum. O cisto epidérmico é macio ao toque, de tamanho variado e geralmente de formato redondo. Trauma na pele, ou dos folículos cutâneos podem causar o cisto.

Algumas fontes afirmam que um cisto sebáceo deveria ser definido não pelo conteudo do cisto (sebum), mas pela sua origem (glândulas sebáceas). Como um cisto epidérmico origina-se na epiderme, enquanto outros tipos de cisto se orginiam nos folículos pilosos, nenhum dos dois deveriam ser chamados de cisto sebáceo. [1] Porém, na prática, estes dois tipos de cistos também são denominados cistos sebáceos, devido ao seu conteúdo (sebum). O cisto sebáceo strictu sensu, relacionado com a glândula sebácea, é uma condição rara.

Pode acometer qualquer segmento da pele e semimucosas. Cisto sebáceo não é canceroso (maligno). Geralmente requer tratamento médico quando apresenta crescimento ou quando se torna infectado. A excisão do cisto (cirurgia) é um procedimento relativamente simples e é curativo.

Se o cisto sebáceo é menor do que 1 cm, existe um tratamento não-cirúrgico que é efetivo: consiste em colocar diretamente sobre o cisto uma bolsa de água quente (na temperatura da água de banho) por 15 a 30 minutos duas vezes por dia durante 10 dias. O cisto diminuirá gradualmente até desaparecer (embora ele pode retornar em alguns casos). [2] Este método funciona porque o calor derrete o material "gorduroso" (sebum) dentro do cisto, trasformando-o aos poucos em pequenas quantidades de um fluido oleoso, o que facilita sua reabsorção e processamento pelo organismo.

Não se deve nunca espremer um cisto sebáceo, pois isto pode romper a bolsa em que ele se encontra, podendo provocar uma infecção e abrindo mais espaço para o cisto crescer.

Apresenta vários diagnósticos diferenciais como outros cistos, tumores benignos e malignos - sendo assim, é fundamental uma consulta médica para avaliar adequadamente a doença e tratamento.

18 comentários:

horticasa disse...

Querida Simone!
vou fazer um reparo que podes confirmar naqueles teus testes de português?...
Não cisto mas quisto.
Desculpa-me e quero pedir-te que quando vires erros em mim digas também, para ver se melhoramos o nosso português, sim porque eu também dou muitos erros e como sou portuguesa tu podias pensar que eu escrevo correto... Não! nem pensar dou muitos erros.
desejo as tuas melhoras.
Um beijo grande.
eugenia

Simone disse...

Ambas as palavras significam a mesma coisa. Denomina-se Quisto (por ser mais elegante, prefere-se falar "Cisto")

Apenas a forma de escrever, são duas grafias para a mesma palavra.
Veja...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quisto

Neste site diz expressamente:
"O quisto ou o cisto...."

Ou seja, são a mesma coisa.

Simone disse...

Erros de português todos cometemos e é sempre bom adquirirmos conhecimento.

Obrigada pela dica,
Beijos!

Anônimo disse...

Oi! Esse tratamento funciona mesmo? Tenho um há alguns anos que já rebentou e não queria fazer cirurgia para tirar.

Aguardo resposta para: silvia_romao86@hotmail.com

Obrigada!

Simone disse...

RESPOSTA:

Olá Silvia,

Fiz o tratamento usando a pomada Maxitrol acompanhado de compressa quente toda noite durante 10 dias.
O incomodo diminui mas o quisto não sumiu. Ainda não tive tempo de procurar um outro oftalmo, para uma segunda avaliação do meu problema.
Indico que você tente fazer outra avaliação até conseguir a melhor resposta para o seu tratamento, acredito que a resposta venha ser a cirurgia, pois foi o que o meu oftalmo me aconselhou caso o tratamento não resolvesse.

Compressa quente ajuda a amenizar o incomodo, podendo diminuir o quisto sebaceo que nada mais é que gordura.
Se o cisto sebáceo é menor do que 1 cm, existe um tratamento não-cirúrgico que é efetivo: consiste em colocar diretamente sobre o cisto uma bolsa de água quente (na temperatura da água de banho) por 15 a 30 minutos duas vezes por dia durante 10 dias. O cisto diminuirá gradualmente até desaparecer (embora ele pode retornar em alguns casos).

Este método funciona porque o calor derrete o material "gorduroso" (sebum) dentro do cisto, trasformando-o aos poucos em pequenas quantidades de um fluido oleoso, o que facilita sua reabsorção e processamento pelo organismo.

Compre uma máscara gel que você poderar aquecer com água quente, vende em farmácia, comprei uma por R$ 35,00.

Espero te ajudado!

Abç,

Simone Deodato.

Anônimo disse...

Thais : Querida Simone tenho , varios cistos e eu deles eu o espremi doeu muito mais ele saiu parecia um cravo ele era meio durinho o como se fosse uma pedrinha , na hora ficou dolorido mais depois não senti mais nada ...será que corro algum riso ??

Grata deis de já

Simone disse...

Olá Thais!

Seria bom você procurar um profissional para te orientar melhor, eu não sou a pessoa mais indicada pra te responder, mas dizem que não se pode espremer um cisto/quisto.

Abç,

Simone.

Anônimo disse...

Ola! tenho um quisto "cisto" há ´mais de 6 meses não é muito grande mas algumas vezes provoca comichão. Que fazer? Será necessário sirurgia?
Agradecia resposta no domingosjunior1976@yahoo.com.br
Obrigado

Simone Deodato disse...

Resposta enviada por e-mail.

Abç.

Mariana disse...

Eu também tenho algo no olho, mas achava que não era nada...
Vou ter que ir a algum lugar de oftalmologia no centro porque não quero ter isso ou alguma outra coisa...
Como se resolveu o assunto do cisto?

Simone disse...

Olá, Mariana.

Nada se resolveu, ainda continua. A medica pediu pra fazer compressas quente junto com uma pomada durante 10 dias, mas não obtive resultado. Ainda incomoda um pouco, mas só no período de seca, o clima seco aqui de Brasília começa em Setembro e vai até Dezembro.
A medica disse q é tão pequeno e não me aconselhou uma cirurgia, só em último caso.

Filipe Lopes disse...

Olá Simone e seguidores

Deixo aqui a minha história.

No fim do ano passado (2012) comecei por ter uma pequena saliência na palpebra superior do olho esquerdo. Fui à medica e as recomendações foram panos de agua quente diariamente (nem sempre o fiz por esquecimento ou falta de tempo) cremes antibioticos e mais tarde, por inalteração da situação, comprimidos antibioticos.
Resultado à data de hoje: nenhum. O quisto passou a ser duplo e já passou ligeiramente para a palpebra inferior também.
No final de Fevereiro fui à Urgência Hospitalar e a conclusão foi cirurgia.
Hoje recebi o telefonema com a marcação da cirurgia para amanhã de manhã, 07 Março 2013, no Hospital Garcia D'Horta (Almada / PORTUGAL).
Aqui têm uma foto que tirei ao triplo quisto no olho para terem uma ideia do problema (Imagem de alta qualidade. Copiem e colem o link abaixo no vosso browser e aguardem o carregamento completo da foto para se ajustar automaticamente ao vosso ecrã):

https://dl.dropbox.com/u/20544036/Triplo%20Quisto%20Seb%C3%A1ceo.jpg

Irei, quando possivel, dar mais feedback após a cirurgia.
Quaisquer questões disponham dos meus contatos abaixo.

Beijos e abraços

Filipe Lopes
Almada, PORTUGAL

Smartphone Applications:
-WhatsApp & Viber (Android): (+351) 964762792
-BlackBerry Messenger: 286D0E91
-Skype: filipemiguelopes
-----------------------------

Filipe Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Lopes disse...

Lá fiz a cirurgia conforme indiquei na mensagem anterior. Não foi muito agradável, foram uns 20 minutos angustiantemente acordado. Levei duas anestesias (uma em cada pálpebra do olho) e doerem imenso a ser aplicadas, a injecção do líquido na pálpebra dói 10x mais do que a agulha a entrar. Depois embora não sentisse muita dor foi a angustia das ferramentas a entrarem pelas laterais da cavidade ocular ...sentir a frieza dos instrumentos numa zona sensível fez-me ficar nervoso e ansioso o tempo todo. Tudo isto para revirarem as pálpebras do avesso e começarem a cortar os quistos das respectivas. No fim todo eu era água dos pés à cabeça ...da transpiração, tal foram os nervos e ansiedade. Puseram-me uma compressa no olho (com a qual andei assim o dia todo) e saí pelo meu próprio pé do bloco operatório e hospital. Foi-me receitado um gel para por dentro do olho e nas pálpebras 2x ao dia por forma a diminuir os inchaços nas pálpebras provocados pela cirurgia. Passado uma semana fui à consulta pós-operatório novamente ao Hospital Garcia D'Horta (Almada) para apenas e só ficar assustado com algo que ja suspeitava pois o dito inchaço não baixava: parecia estar a voltarem a crescer novos quistos ou então não tinham tirado tudo, pois o formato "bola" na pálpebra embora mais pequeno era idêntico. A médica foi-se informar com o cirurgião e voltou com a informação de que “é normal e que o inchaço pode demorar a diminuir por um mês”!!! Fiquei apreensivo pois a médica viu e sentiu nos dedos o que parecia ser novamente quistos, enquanto que o médico não viu nem sentiu (pois não estava presente na consulta) e simplesmente se livrou dum problema para mais tarde dizendo que demora até 1 mês para se resolver sozinho. Ora isto foi dia 13 Março passado, se não me falha a memória, e na mesma continuo desde esse dia. Claro que, como diz o ditado, "até ao lavar das cestas é vindima" como tal vamos esperar até à próxima consulta, em meados de Abril. Depois voltarei com mais notícias.
Até lá.
Quaisquer questões disponham dos meus contatos abaixo.

Beijos e abraços

Filipe Lopes
Almada, PORTUGAL

Smartphone Applications:
-WhatsApp & Viber (Android): (+351) 964762792
-BlackBerry Messenger: 286D0E91 (depois do D é um zero)
-Skype: filipemiguelopes
----------------------------------

Simone disse...

Obrigado por seu relato, Felipe.

O meu cisto é muito pequeno, nem sinto, só sinto no clima de seca, q inicia no mês de setembro aqui no DF.

O meu cisto ainda não é caso de cirurgia.
Continua fazendo compressa quente na esperança de diminuir.

Filipe Lopes disse...

Olá Simone e seguidores,

Aqui estou de volta para concluir a minha anterior situação.
Em Abril lá tive a minha seguinte consulta pós-operatória e houve algumas melhoras, tendo, sempre que me lembrava, posto por dentro e fora das pálpebras do olho o tal gel da Baush & Lomb receitado que mencionei no meu comentário anterior. E passado mais algumas semanas dessa consulta os inchaços da operação afinal desapareceram e até hoje nem quistos nem inchaços voltaram a aparecer, como tal posso dizer que a cirurgia foi bem sucedida, tendo ficado resolvida a situação dos 3 quistos nas pálpebras do olho (2 em cima e 1 em baixo).

Quaisquer questões disponham dos meus contatos abaixo.

Beijos e abraços

Filipe Lopes
Almada, PORTUGAL

Smartphone Applications:
-WhatsApp & Viber (Android): (+351) 964762792
-WhatsApp & Viber (BlackBerry): (+351) 913829700
-BlackBerry Messenger: 286D0E91
-Skype: filipemiguelopes
----------------------------------

Ana Carolina Silva disse...

Prezada, boa tarde!

A minha mãe tem um cisto sebáceo, no qual cresceu muito e acabou infeccionando, o medico tirou o sebum que estava, que foi muito por sinal, depois colocou o dreno, e depois de alguns dias tirou, porém, o cisto continua saindo secreção, mesmo depois de ter tomado injeção e ante bióticos. Estou muito preocupada. O que vc me diz. e-mail carolinalorak@gmail.com

Muito grata!!!!!!!!

Simone disse...

Ana Carolina, te aconselho a procurar um médico. O meu caso foi totalmente diferente. Foi dentro da pálpebra do olho e é muuuito pequeno, o médico me passou um creme pra passar dentro do olho mesmo na pálpebra e fazer compressa quente. O cisto não sumiu, porém não me incomoda mais.

No meu caso o médico q fui foi oftalmologista, no seu caso vc teria de procurar um dermatologista.